Em Apodi, Sindicato diz que ação do prefeito "só agrava cada vez mais o sofrimento dos servidores"




Em nota publicada no site do SINTRAPMA, o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi, repudia a ação do Prefeito Alan Silveira (MDB) ao demitir servidores públicos não estáveis e com mais de 30 anos de serviço.


Segundo a direção do órgão, essa iniciativa do Prefeito só 'agrava cada vez mais o sofrimento dos servidores' no município. Com essa ação, desde sua reeleição no pleito de 2020, é o 3º confronto [salvo engano] direto do gestor e os sindicalistas, por falta de entendimento sobre algumas pautas debatidas.


Além dessas 46 demissões, houve a exoneração de mais de 100 servidores efetivos 'aposentados' e o impasse sobre o rateio do FUNDEB para os professores, no final de 2021. E segundo consta, os empates ganharão cada vez mais frequência, dadas às pautas levantadas em lutas pelo Sindicato.


Dias difíceis estarão no futuro do prefeito Alan Silveira, inclusive, com ações na Justiça, uma vez que o Sindicato comunicou que já protocolou um pedido de liminar na Comarca do município em defesa dos servidores demitidos.


A Prefeitura alega em justificativa que esta seguindo a Recomendação Nº. 2055614 da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi/RN no Inquérito Civil nº 04.23.2376.0000014/2017-58 para que o Município EXONERE todos os servidores públicos efetivados no Ente Municipal, admitidos sem prévia aprovação em concurso público, antes da Constituição Federal de 1988 e após o período determinado no art. 19 do ADCT.


Confira a Nota na Íntegra:

O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi (Sintrapma) manifesta o seu repúdio à iniciativa do prefeito, Alan Silveira, em demitir servidores públicos municipais não estáveis, com mais de 30 ano de serviço e que ainda não são aposentados. A demissão dos trabalhadores só agrava cada vez mais o sofrimento dos servidores. A exoneração foi publicada no diário oficial de hoje,17 de janeiro de 2022. O sindicato se solidariza com esses/as profissionais.

O SINTRAPMA e os funcionários esperavam que o prefeito encontrasse uma solução que não fosse através da demissão de servidores públicos, pois não é adequada ao momento e, sim, a mais simples, prejudicial e atingirá direta e negativamente o sustento das famílias desses servidores, a prestação de serviços certamente vai ser prejudicada, além das consequências para a economia da cidade.


O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi (Sintrapma) através da sua assessoria jurídica protocolou na comarca de Apodi um pedido de liminar em favor dos servidores públicos e aguarda o julgamento.


O SINTRAPMA não medirá esforços no sentido de buscar e garantir os direitos dos funcionários(as) demitidos (as).


FONTE: https://www.sintrapma.org.br/2022/01/o-sintrapma-presta-solidariedade-aos.html


0 comentário