top of page

No dia do índio, destacamos a luta pela preservação das famílias indígenas Tapuias Paiacus


FOTO: Ari Oliveira


Na data de hoje, dia 19 de abril, é celebrado nacionalmente o dia do índio. Uma atitude simbólica para nos lembrar que a história desse país teve início através desses povos, que são os representantes da cultura viva do Brasil.


A cidade de Apodi é território indígena e até mesmo seu nome é derivado dessa cultura: Poty, Podi, Apodi, nome que deriva da tão conhecida "Chapada do Apodi". Os povos originários dessa cidade são os Tapuias Paiacus, que até hoje seguem resistindo com sua história e cultura em um município que por muitas vezes contribui para o apagamento de suas raízes.


Os primeiros habitantes de Apodi foram os índios Tapuias Paiacus, foram eles os povos originários dessa cidade de atualmente traz consigo uma das maiores heranças da cultura indígena: a pesca. São os Tapuias Paiacus que também resistem diariamente para manter sua cultura viva e seus direitos garantidos pela lei, apesar dos ataques sofridos dia após dia por aqueles que se dizem defensores do povo.


Para o dia de hoje, fica aqui registrado o reconhecimento do Portal Outro Ponto pela cultura indígena e sobretudo, pela história dos povos Tapuias Paiacus, que carregam consigo toda a história do Apodi.

0 comentário
bottom of page