Transporte Escolar volta a ser fornecido no município de Apodi


Foto: Derlandio Jackson - TCM / Reprodução

Por Luis Marinho - Em Apodi, o fornecimento do Transporte Escolar gratuito começou a ser regularizado por parte do Governo do Estado. Informações é que a partir desta última segunda-feira (08), as linhas começam a ser restabelecidas em sua totalidade.


Desde o retorno das aulas presenciais, que o fornecimento do serviço não estava acontecendo. E com o anúncio do retorno de 100% das aulas na modalidade presencial, no mês passado [outubro], a falta do transporte gratuito foi sentida e refletia no baixo número de alunos em sala de aula.


A regularização e retorno das linhas de ônibus escolar voltaram com o Governo do RN contratando empresa responsável para prestação do serviço. Anteriormente, existia um convênio com a Prefeitura Municipal de Apodi.


No município de Apodi, as escolas Estaduais, em sua grande maioria, estão localizadas no centro urbano da cidade, dificultando o acesso dos estudantes moradores da zona rural. No município, quase que igualitariamente, segundo o último censo, tem sua população dividida a metade entre zona urbana e rural.


O baixo poder econômico e as altas dos preços [como o combustível] ocasiona uma grande dependência dos estudantes e familiares desse serviço sendo fornecido de forma gratuita e cobrindo toda a territorialidade de Apodi.


As aulas municipais ainda não retornou com suas aulas presenciais. Segundo informações, o retorno na modalidade somente ocorrerá em 2022.


Transporte Escolar para o IFRN:
IFRN retorna com aulas presenciais / Foto: Reprodução (Internet)

Segundo planejamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Apodi, estudam o retorno de suas aulas presenciais para este próximo dia 29 de novembro, caso continuem controlados os casos da Covid-19 na cidade.


Com isso, abre-se o debate sobre o fornecimento de um transporte escolar gratuito para os alunos do Instituto, em parceria ou fornecido em sua integralidade pela Prefeitura Municipal de Apodi.


No município de Pau dos Ferros-RN [veja aqui] existe esse fornecimento gratuito com rota única. Em Apodi, devido a distância do Campus do centro da cidade [aproximadamente 6KM] o debate sempre volta como uma forma de auxiliar a educação local.


Em 2018, a Câmara Municipal aprovou [a PLL nº. 0304/2018] e a Prefeitura sancionou a Lei nº 1.372 de 26 de Outubro, que autorizou o Poder Público Municipal a custear o transporte dos estudantes do IFRN – Campus Apodi-RN.


Agora, cabe ao Chefe do Executivo regulamentar e colocar em prática o fornecimento do Transporte Gratuito, seguindo o que foi estabelecido pela referida Lei. Com absoluta certeza que, seria um serviço de extrema importância, principalmente porque não são todos os alunos que tem acesso a "vale transporte" fornecido pelo IFRN ou poder econômico para custear as despesas de forma particular.

0 comentário