top of page

Vereador Railton Diógenes propôs título de Utilidade Pública para a Sociedade Desportiva Apodiense



Na manhã desta quinta-feira (24), o vereador Railton Diógenes (MDB), propôs o título de Utilidade Pública Municipal, para a Sociedade Desportiva Apodiense; associação ligada ao desporto, mantedora de times de futebol de campo e futsal.


Na oportunidade, a Câmara, com dispensa dos trâmites regimentais, aprovou por unanimidade a proposição do vereador. Na sessão, estiveram presentes Antônio Luiz, Presidente, Rummining Marinho, Vice-Presidente, e alguns outros membros da diretoria e atletas do clube.


Para o vereador Railton, a votação da matéria foi de fundamental importância e relevância ao município: "Trata-se de uma importante instituição, que já vem desenvolvendo um grande trabalho junto a juventude apodiense, por meio das práticas esportivas, e busca justamente a ampliação de suas atividades".


O parlamentar ainda falou sobre a importância do título: "Com essa aprovação, a instituição fica legalmente habilitada a receber recursos públicos - por exemplo, a destinação de emendas [dos vereadores] -, ajudando o crescimento da instituição e do esporte em nosso município."


Em nota, a Sociedade Desportiva Apodiense agradeceu o apoio do vereador Railton Diógenes, bem como, e toda a Câmara Municipal de Apodi, através dos 13 vereadores, pela aprovação e receptividade calorosa para com SDA e seus membros.


Histórico da Sociedade Desportiva Apodiense

A Sociedade Desportiva Apodiense começou suas atividades de forma amadora em meados de 2009, com uma equipe de futebol de campo, e já no ano de 2010 disputou a primeira copa municipal onde se consagraram campeões.


Os representantes do “Vale do Apodi” começaram a se organizar e treinar seus atletas em campos de barro e em vários campos espalhados pelo município. A partir daí, disputaram a copa Oeste onde também saíram vencedores.


Em sequência foram disputadas várias competições em Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo e desde então vem competindo em toda a região do Alto Oeste, inclusive Mossoró. Em Apodi, já ganhou diversos campeonatos, e atualmente, é vice-campeã da Copa Municipal (2021).


A formalização da Associação e constituição de sua diretoria legal aconteceu no dia 13 de novembro de 2021, em uma reunião onde ficou acordado o Estatuto e a mesa diretora da equipe. A partir daí, os trâmites legais foram constituídos e encaminhados segundo seus ritos burocráticos, como registro em cartório, retirada de CNPJ e agora, a instituição começa a se cadastrar junto às entidades esportivas do Estado.


Atualmente a SDA conta com equipes de futebol de campo e futsal, além de estar buscando alternativas para montar as equipes nas modalidades de Basquete e Vôlei, esportes de grande relevância e que necessitam de uma maior atenção no nosso município. Nos próximos passos, a Instituição irá se cadastrar nas Federações de Futebol e Futsal, já com equipes profissionais, para participarem dos campeonatos estaduais. Bem como, buscam formas de iniciar projetos sociais de iniciação ao esporte, com escolinhas e ‘canteiras’ para bases juniores.


Ao todo, são quase 13 anos de dedicação e luta em prol do esporte amador do município de Apodi, onde hoje, com sua formalização, a diretoria da SDA visa ingressar nas atividades profissionais, dando orgulho ao município e seu povo.

0 comentário
bottom of page