top of page

Cancelamento do campeonato potiguar deve ser revisto por FNF e clubes



O governo do Rio Grande do Norte emitiu nota técnica nesta segunda-feira em que autoriza a retomada de treinos de todos os clubes que disputam o Campeonato Potiguar 2021. Cinco dias atrás, ABC e América-RN já haviam sido liberados para atividades por estarem representando o estado em competições regionais e nacionais, o que causou indignação das outras equipes. Os jogos seguem proibidos, pelo menos, até sexta-feira.

Assu, Força e Luz, Globo FC, Palmeira, Potiguar e Santa Cruz de Natal, que estavam sem permissão para treinar, agora foram liberados. No dia 25, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol e os clubes chegaram a anunciar o cancelamento "definitivo" do campeonato devido ao "insucesso das inúmeras tentativas de sensibilização das autoridades públicas para a necessidade manutenção da competição". Esta decisão pode ser revista nos próximos dias.

O promotor de justiça Luiz Eduardo Marinho, que atua na implementação do Estatuto do Torcedor no Rio Grande do Norte, teve o papel de intermediar um possível acordo entre a FNF e o governo do estado para a retomada da competição, que, inicialmente, foi suspensa por conta do decreto que estabeleceu medidas mais rígidas de isolamento social em todo o RN no período de 20 de março a 2 de abril. Nesta segunda-feira, o promotor concedeu entrevista ao Bom Dia RN e afirmou acreditar em um consenso, com a reversão do cancelamento e implantação de novas medidas sanitárias.


No documento publicado nesta segunda-feira, assinado pelo secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia, o governo lembrou que "a liberação de retorno aos treinamentos de tão somente os dois clubes que disputam a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil (ABC e América) importaria em quebra da paridade de armas no âmbito do Campeonato Potiguar de Futebol, temporariamente paralisado por força do citado Decreto Estadual, com prejuízos aos demais clubes quando do retorno do torneio estadual".


Diz ainda que "os clubes de futebol profissional têm adotado rígidos protocolos sanitários, com testagem contínua de atletas e comissão técnica" e define a "liberação das atividades de treinamento a todos os clubes profissionais de futebol devidamente inscritos junto à FNF, desde que observados todos os protocolos sanitários estabelecidos, limitados os locais de treinamentos aos atletas e à comissão técnica, vedada a presença de público e da imprensa".


Em uma rede social, o presidente da FNF, José Vanildo, comemorou a liberação dos treinos e agradeceu à governadora Fátima Bezerra, ao promotor Luiz Eduardo Marinho e ao secretário de Estado da Tributação, Carlos Eduardo Xavier, representante do governo na articulação com o futebol desde o início da pandemia.


0 comentário

Comments


bottom of page