top of page

Sem auxílio financeiro do município, músicos de Apodi protestam em frente a Prefeitura


FOTO: Músicos protestam nas ruas de Apodi



Na manhã desta sexta-feira (16), foi realizado um bloqueio na BR 405, na saída da cidade, em forma de protesto. O ato foi uma forma que os manifestantes conseguiram para dar visibilidade a luta.


Porém, após poucos mais de 20 minutos do fechamento geral - no qual só transitava apenas veículos de emergência -, os manifestantes seguiram em manifestação até a frente da Prefeitura Municipal de Apodi. A classe de músicos segue com show paralisados devido às medidas de combate a Covid-19. Desta forma, eles reivindicam do Prefeito de Apodi um auxílio emergencial para os profissionais que vivem da música.


Além disso, eles buscam apoio financeiro para que, de forma alternativa, possam realizar "show" através de lives. Em gritos de protestos, os músicos afirmavam que são a classe mais prejudicada pela Pandemia, afinal, foram "os primeiros a pararem, e seguem sem projeção de retorno".


Algumas cidades do RN buscam alternativas para a classe musical e cultural. Por exemplo, em Mossoró, o evento tradicional "Mossoró Cidade Junina" foi adaptado e irá realizar mais de 30 lives, contemplando apenas os artistas do município. Em outros lugares, um auxílio emergencial municipal foi ofertado, como forma de ajudar a classe nessa crise econômica e sanitária.



Outro Ponto da luta


A lei Aldir Blanc do Governo Federal repassou para os Estados e Municípios recursos da união para que fossem ofertados através de editais. Em Apodi, a lei contemplou alguns agentes culturais, porém, dado o tempo (mais de 1 ano de paralisação) e o pouco recurso, nem todos foram contemplados. Além disso, os que foram, foi por um valor insignificante, haja vista que deveriam apresentar sua arte de forma diferenciada.


Diante disso tudo, a classe dos artistas, em especial os músicos, seguem desamparados e sem perspectivas de retorno e melhoras no quadro.


Resta aguardar um pronunciamento positivo do Palácio Francisco Pinto e de seu gestor, o Prefeito Alan Silveira.

0 comentário
bottom of page